AS PRINCIPAIS CASAS DE MANCHAS NOS DENTES
Mancha nos dentes são muito mais comuns que se imagina. Muitas delas são de tamanho pequeno de fácil ajuste. Outras porém são mais complicadas e precisam ter um diagnóstico para um tratamento diferenciado.
Dessa forma, temos alterações de cor chamadas de extrínsecas (na parte de fora do dente), que são ocasionadas do uso em excesso de chá, café, cigarro, bebidas com corantes artificiais ou até acúmulo de placa. O tratamento dessas alterações é mais simples de ser realizado.
Temos também as chamadas manchas intrínsecas (na parte de dentro dos dentes) ocasionadas pelo uso de antibiótico tetraciclina e fluorose dental (uso e ingestão de flúor na infância, de forma inapropriada, que acaba manchando os dentes permanentes) ou até dentes que receberam um trauma.
Assim, é importante que o paciente saiba quais tipos de manchas nos dentes ele possui e seu correto tratamento.
MANCHAS NOS DENTES CAUSADAS POR ALIMENTOS E HÁBITOS TABAGISTAS:
São causadas por uso contínuo e em excesso, sem que haja a devida higienização após seu consumo. Ocorre alteração de cor dos dentes com o passar do tempo devido ao acúmulo de pigmentos presentes em alimentos (como café, chás, refrigerantes e outros) na parte externa do esmalte dentário. Geralmente ocorrem de igual maneira em todos os dentes.
Além dos alimentos, o cigarro também contribui para esta mudança e é o que mais produz alteração de cor devido à nicotina presente.
Vale lembrar que muitas pessoas possuem o hábito de, para relaxar, fumar e tomar um cafezinho simultaneamente e na maioria das vezes não escovam os dentes após este evento. Assim, além de prejudicar a coloração dos dentes, acabam desenvolvendo outros problemas como acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite e lesões cariosas nos dentes.
NECROSE PULPAR ( TRAUMATISMO )-
Após a ocorrência de um trauma no dente, pode-se ter um escurecimento deste. Isso ocorre devido ao extravasamento de sangue para os túmulos dentinários. Geralmente a alteração de cor ocorre em um ou dois dentes que foram acometidos pelo trauma.
MANCHAS POR AMÁLGAMA –
A restauração por amálgama é aquela famosa restauração escura muito utilizada em tempos onde não se podia utilizar resina, principalmente em dentes posteriores, por não terem confiabilidade.
Porém, com o passar do tempo, estas restaurações acabavam pigmentando o dente, deixando-o mais escuro e com mancha nos dentes, mesmo quando esta restauração era removida e substituída por outra mais clara.
MANCHA NOS DENTES POR FLUOROSE DENTAL –
O que é –
A fluorose dentária é uma alteração de cor comum do esmalte dental derivada da exposição excessiva ao flúor na fase de formação dos dentes, onde são afetados grupos de dentes quer na dentição decídua ( de criança ), quer na dentição permanente. É caracterizada por ter o esmalte excessivamente opaco e com manchas que podem variar de branco ao marrom escuro.
Causa –
A principal causa da fluorose esta relacionada a ingestão em excesso de flúor nos primeiros anos de vida da pessoa. Nessa época ocorre a formação e maturação do esmalte ( a parte mais externa ) dos dentes. Assim, quanto maior a quantidade ingerida de flúor, maior o defeito no esmalte, pois o flúor em excesso irá atuar negativamente durante o processo de formação do esmalte.
Além disso, quando se ingere uma quantidade maior de flúor no primeiro ano de vida, as manchas vão ser maiores nos dentes anteriores, já se for por volta dos três anos, os dentes posteriores vão ser mais afetados.
MANCHA NOS DENTES POR TETRACICLINA –
O que é –
Alteração comum dos dentes por uso em excesso de um antibiótico chamado tetraciclina. São manchas que podem ser de cor amarela ou marrom acinzentada, normalmente atingindo um grupo de dentes.
Causas –
A causa está relacionada ao uso de tetraciclina durante o período de calcificação dos dentes. Isso significa que os dentes decíduos podem ser afetados do sexto mês (no útero) até o décimo ou oitavo ano de vida e os dentes permanentes do sétimo mês de vida até o sétimo ou oitavo ano de infância
Cada tipo de mancha nos dentes tem um fator e uma causa associada, assim como, um tratamento diferente. Por isso, é super importante o correto diagnóstico da alteração de cor nos dentes para ter o correto tratamento.